From:
Emerson S Costa <[log in to unmask]>
Date:
Thu, 29 Oct 1998 18:47:35 -0300
A ESTRADA DO MONTE              LE STRATA DEL MONTE
(Pedro Ayres Magalhães)         (Trad. Ensjo)

Não digas nada a ninguém        Non dice quecunque a quicunque
que eu ando no mundo triste.    que io ambula per le mundo triste.
A minha amada,                  Le mie amata,
que eu mais gostava,            que io plus amava,
dançou, deixou-me na mão.       dansava, me deludeva.
Eu a dizer-lhe que queria;      Io dicente a illa que io voleva;
ela a dizer-me que não.         illa dicente a me que non.
E a passarada                   E le aves
não se calava,                  non taceva,
cantando esta canção.           cantante iste cantion.

Sim, foi na estrada do monte    Si, ha essite al strata del monte
perdi o teu grande amor.        io perdeva tu grande amor.
Sim, ali ao pé da fonte         Si, la apud le fonte
perdi o teu grande amor.        io perdeva tu grande amor.

Ai, que tristeza que eu sinto.  Ai, que tristessa que io senti.
Fiquei no mundo tão só.         Io restava in le mundo tanto sol.
E aquela fonte ficou marcada    E aquelle fonte restava marcate
com tanto que se chorou.        con tanto que se ha plorate.
Se alguém aqui nunca teve       Si alcuno aqui nunquam habeva
uma razão para chorar,          un ration pro plorar,
siga essa estrada,              seque iste strata,
não diga nada,                  non dice qualcosa,
que eu fico aqui a cantar.      que io resta aqui cantante.

Ensjo.