INTERLNG Archives

Discussiones in Interlingua

INTERLNG@LISTSERV.ICORS.ORG

From:
Emerson S Costa <[log in to unmask]>
Reply To:
INTERLNG: Discussiones in Interlingua
Date:
Wed, 11 Oct 2000 13:11:54 -0300
ROSA                            ROSA
(Otávio de Souza/               (Trad.: Ensjo)
 Canta: Pixinguinha)

Tu és                           Tu es
divina e graciosa,              divin e gratiose,
estátua majestosa               statua majestose
do amor                         del amor
por Deus esculturada            per Deo sculpite
e formada com ardor             e formate con ardor
da alma da mais linda flor      del anima del plus belle flor
e mais ativo olor,              e plus active odor,
que na vida                     que in le vita
é preferida                     es preferite
pelo beija-flor.                per le colibri.

Se Deus                         Si Deo
me fora tão clemente            me haberea essite tanto clemente
aqui neste ambiente             hic in iste ambiente
de luz,                         de luce,
formada numa tela               formate in un cavevas
deslumbrante e bela,            fascinante e belle,
teu coração                     tu corde
junto ao meu lanceado,          insimul al mie lanceate,
pregado e crucificado           clavate e crucifigite
sobre a rósea cruz              super le rosee cruce
do arfante peito teu.           del anhelante pectore tue.

Tu és                           Tu es
a forma ideal,                  le forma ideal,
estátua magistral,              statua magistral,
oh alma perenal                 oh anima perennal
do meu primeiro amor,           del mie prime amor,
sublime amor.                   sublime amor.
Tu és                           Tu es
de Deus a soberana flor.        de Deo le soverana flor.
Tu és                           Tu es
de Deus a criação               de Deo le creation
que em todo coração             que in tote corde
sepultas o amor,                sepulta le amor,
o riso, a fé, a dor             le riso, le fide, le dolor
em sândalos olentes,            in sandalos olente,
cheios de sabor,                plen de sapor,
em vozes tão dolentes           in voces tanto dolente
como um sonho em flor.          como un sonio in flor.
És lactea estrela,              Tu es lactee stella,
és mãe da realeza,              tu es matre del regalitate,
és tudo enfim que tem de belo   tu es toto, in fin, que il ha de belle
em todo resplendor              in tote resplendor
da santa natureza.              del sancte natura.

Perdão                          Pardono
se ouso confessar-te:           si io osa confessar te:
eu hei de sempre amar-te.       io sempre va amar te.
Oh flor,                        Oh flor,
meu peito não resiste.          mi pectore non resiste.
Oh meu Deus, o quanto é triste  Oh mi Deo, quanto es triste
a incerteza de um amor          le incertitude de un amor
que mais me faz penar           que plus tosto me face penar
em esperar                      in sperar
em conduzir-te um dia           in conducer te un die
ao pé do altar.                 al pede del altar.
Jurar                           Jurar
aos pés do Onipotente           al pedes del Omnipotente
em prece comovente              in prece commovente
de dor,                         de dolor,
e receber a unção               e reciper le unction
de tua gratidão.                de tu gratitude.
Depois de remir                 Post redimer
meus desejos, em nuvens         mi desiros, in nubes
de beijos hei de te envolver    de basios io va involver te
até meu padecer                 usque mi patir
de todo fenecer.                de tote marcer.
~~~

"sandalo" (sán-) (Santalum album):
pt "sândalo"
es "sándalo"
it "sandalo"
fr "santal"
en "sandal(wood)"

Audi le musica! (require RealAudio)
http://www.somlivre.com.br/lojavirtual/escuta/escutar1.dll?/audio=009642-01-01-14.RA
(Io non ha potite testar le ligamine, ma tenta!)

Ensjo